O Solar da Sociedade Espanhola e os 102 Anos do IMBA .

A Sociedade Espanhola de Bagé que neste ano comemora 155 anos de Fundação, é a mais antiga do Brasil e a segunda da América do Sul.

A idéia da criação da Sociedade foi de José Loza, que logo teve o apoio de 65 espanhóis, que reunidos, escolheram para Presidente Ramón Galibern, de Girona.

( Os Galibern tiveram destacada atuação em nossa cidade. O terreno e o prédio da Fundação Bidart foram doados pela família, assim como compraram na Espanha e enviaram de navio para Bagé o relógio e os sinos de nossa Catedral).

A história da Sociedade Espanhola assinala a importante contribuição de espanhóis no desenvolvimento de nossa cidade nos mais diversos segmentos, especialmente no cultural , artístico e econômico.

E este majestoso prédio chamado Solar da Sociedade Espanhola, no Livro de Atas da Sociedade Espanhola, em 1902, em reunião na casa de Emilio Guilayn, a Comissão de Obras se manifesta dizendo que desde que surgiu a idéia da sua construção, foi de que o Solar deveria ser um edifício sólido e elegante, uma obra não somente para o presente e sim para o futuro. A obra iniciou em 1905 e sua conclusão foi em 1929.

A partir de 1934, o futuro do Solar foi abrigar o Conservatório de Música, dirigido por Rita Jobim Vasconcellos, sendo mais tarde denominado Instituto Municipal de Belas Artes, o nosso IMBA.

Na parte superior do Solar foi colocado um globo terrestre. E assim como o relógio e os sinos da Catedral que vieram da Espanha, também veio uma linda caravela enviada pelo governo espanhol - simbolizando as grandes navegações e há muitos anos pode ser vista apenas em fotografias, já que por ocasião da construção do edifício da Família Obino ao lado deste Solar, a caravela foi cuidadosamente retirada pela construtora para que não fosse danificada e entregue, na ocasião, à administração do IMBA. Quando o edifício ficou pronto, a caravela deveria retornar ao seu lugar, mas lamentavelmente isso não ocorreu por não ter sido localizada....

O símbolo das grandes navegações, simbolizava também mais de 150 anos em que os espanhóis aqui chegaram, permaneceram , criaram laços afetivos.....

E nesta noite, no Solar da Sociedade Espanhola, mais uma vez reforçamos os laços afetivos que existem há 89 anos e que nos dá enorme satisfação saber que o Solar seja destinado a atividades culturais e artísticas que tanto enriquecem nossa comunidade.

A Sociedade Espanhola, dirigida por Vera Vigil, tem sido parceira na manutenção deste importante prédio e assim, comemoramos os 102 Anos do IMBA comemorando também essa relação de arte e afeto entre a Sociedade Espanhola, Instituto Municipal de Belas Artes e a Municipalidade, representado nesta noite por sua Diretora Anacarla Oliveira, que com dinamismo e dedicação faz com que o IMBA confirme sua trajetória exitosa junto à comunidade ao possibilitar e revelar talentos artísticos em seus 102 anos de história...

Parabéns

!!!!!

Heloisa Beckman - Recital de Talentos do IMBA